segunda-feira, 25 de março de 2013

Alguns tipos de transporte de cargas. Quais as vantagens e desvantagens? Vamos ver...



Tipo de Transporte
Vantagens
Desvantagens
Rodoviário
No caso de países com dimensões como o Brasil, o transporte rodoviário apresenta um dos mais flexíveis e ágeis meios para transporte. Este meio transporte possibilita levar a carga até locais onde são menos acessíveis. Temos algumas vantagens que são: agilidade e rapidez na entrega das mercadorias, exigências de embalagens a um custo bem menor e movimentação menor da carga evitando as avarias.

A desvantagem vem com seu custo expressivo com os demais concorrentes, sua capacidade de carga é bem menor, os veículos utilizados possuem um elevado grau de poluição ao meio ambiente e as vias rodoviárias estão em constante manutenção ou construção gerando assim os pedágios nas estradas privatizadas.

Aéreo
É o mais rápido para transportar a médias e grandes distâncias; grande liberdade de movimentos e é o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (fruta, flores, etc.)

Elevada poluição atmosférica, devido à emissão de dióxido de carbono, poluição sonora nas áreas circundantes aos aeroportos, forte consumidor de espaço, devido à construção das infraestruturas, elevado consumo de combustível, é muito dispendioso, algumas áreas estão congestionadas, devido à densidade do tráfego, gerando problemas de segurança, reduzida capacidade de carga(em relação a transportes marítimo e ferroviário) .

Aquaviário
Permite deslocar cargas de maior tamanho e em maior quantidade com menores custos associados. É provavelmente o meio de transporte menos poluente por tonelada de mercadoria. Tem a segunda maior acessibilidade somente perdendo para o duto viário. Transporta qualquer tipo de carga.

Pouca flexibilidade da carga, a baixa velocidade de transporte, maior tempo de descarga, distância dos portos aos centros de produção, estragos e na parte de segurança o aquaviario ganha somente do meio de transporte dutoviário.

Ferroviário
Econômico para o transporte de mercadorias a média e longas distâncias.
Meio de transporte regular, confortável e seguro. Menos poluente e consome menos recursos. Reduzido impacto ambiental. Pequeno consumo de energia, por cada unidade transportada. Rápido, não tem congestionamentos. Elevada capacidade de carga (mercadorias e passageiros). Permite viagens rápidas (comboio de alta velocidade). Econômico no transporte de mercadorias pesadas e volumosas a medias e longas distâncias (minerais, carvão, cereais, automóveis, etc.).
Tem um fraco consumo de energia;

Fraca flexibilidade, Limitações da rede, itinerários fixos, implicando o transbordo de passageiros e mercadorias. Os elevados investimentos na construção e manutenção das linhas férreas. Este fato também explica que sejam os países desenvolvidos os que têm maior densidade de vias férreas.
Elevados investimentos na manutenção e construção dos equipamentos e de infraestruturas.
Necessidade da conjugação com outros modais de transporte para alcançar o destino final da carga.
Custos e riscos de manuseio nos transbordos. Gerando avarias,
grande risco de roubos e frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário