sexta-feira, 22 de março de 2013

Modal Aquaviário, como teve inicio?

Conforme fontes, nunca iremos saber ao certo como o homem comecou a navegar, mas é bastante provável que um dos dispositivos utilizados foi o tronco.
A canoa de Papiro é um dos objetos mais antigos utilizados pelo homem na navegacão. Esta presente a milenios com os habitantes do Nilo Branco e em vários rios da Africa. Até hoje é possível encontrar canoa assim, pois o Papiro é muito fácil de achar, mesmo tendo vida curta.
Na Assiria na travessia do rio Tigre, antigamente poderiamos encontrar muito deste tipo de transporte, que é feito de pele de animal tipo: carneiro.
Esta imagem feita a 2800 a.c. mostra um grupo de operários fabricando um navio de madeira. A arte da construcao de navios ja era conhecida a milhares de anos atras.
Esta imagem é feita pelos egipcios aprox. 2000 a.c. .Para sua propulsão utilizava remadores, bem como a vela. O leme era composto por seis remos, cada um manuseado por um homem. O controle da vela deveria ser trabalhoso e despendia cuidados especiais, devendo ser sempre recolhida quando da possibilidade de ventos fortes.
Os fenícios eram conhecidos como grandes navegadores, e dominaram o comércio do mediterrâneo por meio de uma série de entrepostos. Com isso, tornaram-se também um povo colonizador, e muitos povoamentos são devidos aos fenícios, tanto na França quanto na Espanha e Portugal. O navio da imagem encontra-se em um mural numa tumba egípcia.
A imagem mostra uma reconstituição artística dos navios gregos na Batalha de Salamina. Essa batalha marcou um ponto de virada na guerra com os persas de Xerxes, e foi determinante para a supremacia marítima de Atenas nos anos seguintes. Repare que os navios gregos eram dotados de arietes na frente, para perfurar os cascos dos navios inimigos.
As embarcacoes Vikings eram de dois tipos básicos: as de transporte e comércio; e as de guerra. Ambas tinham em comum o fato de serem longas, estreitas e com quilhas (parte de baixo do navio) que penetravam muito pouco na agua. Dessa maneira elas podiam navegar com estabilidade tanto no mar profundo, quanto em rios rasos. A supremacia das embarcacoes Vikings não estavam somente na estabilidade, mas também na utilizacao combinada de remos e velas. Os navios Vikings foram os primeiros da História a usarem o vento como principal fonte de movimento.
O Great Eastern foi um navio gigantesco em seu tempo. Com suas 18.000 toneladas e 207 metros de comprimento, podia carregar carvão suficiente para uma viagem de 35.000 km. Foi o único navio capaz de carregar o primeiro cabo submarino, em 1866.

Gostaram pessoal de saber como comecou essa história de navegar em altos mares?
Segue abaixo alguns modelos atuais, tanto de guerra quanto de passeios como cruzeiros.





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